sexta-feira, 22 de junho de 2012

Símbolos do Movimento Olímpico

 O Movimento Olímpico utiliza símbolos para representar os ideais consagrados na Carta Olímpica. O símbolo olímpico, mais conhecido como os anéis olímpicos, é composto por cinco anéis entrelaçados, representando a união dos cinco continentes habitados (considerando as Américasdo Norte e do Sul como um continente único). A versão colorida dos anéis, azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco, forma a bandeira olímpica. As cores foram escolhidas porque cada nação tinha, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional. A bandeira foi adotada em 1914, mas voou pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, naBélgica. Desde então, foi hasteada em cada celebração dos jogos.

 O lema olímpico é "Citius, Altius, Fortius", uma expressão latina que significa "mais rápido, mais alto, mais forte". Os ideais de Coubertin são melhores expressos no juramento olímpico:
Cquote1.svgA coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.[89]Cquote2.svg
— '
 Meses antes de cada edição dos Jogos, a chama olímpica é acesa em Olímpia, em uma cerimônia que reflete antigos rituais gregos. A performista, atuando como uma sacerdotisa acende uma lanterna, colocando-a dentro de um espelho parabólico que concentra os raios do sol; ela, em seguida, acende as luzes da tocha do portador de retransmissão em primeiro lugar, iniciando assim o revezamento da tocha olímpica que vai levar a chama ao estádio olímpico da cidade anfitriã dos Jogos, onde desempenha um papel importante na cerimônia de abertura.Embora o fogo tem sido um símbolo olímpico desde 1928, o revezamento da tocha foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 , como parte da tentativa do governo alemão para promover a sua ideologia socialista nacional.[89]

 O mascote olímpico, um animal ou uma figura humana que representa o patrimônio cultural do país anfitrião, foi introduzido em 1968. Ele desempenhou um papel importante na promoção da identidade dos Jogos desde o Jogos Olímpicos de Verão de 1980, quando o filhote de urso russoMisha atingiu o estrelato internacional. Os mascotes dos últimos Jogos Olímpicos de Verão, em Pequim, foram os Fuwa, cinco criaturas que representam os cinco elementos do Feng Shui, os de maior importância na cultura chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário