quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Resenha Crítica - "O Pianista"

   O filme “O Pianista” dirigido por Roman Polansky, feito em 6 de setembro de 2002 no Studio Babelsberg em Postdam, Alemanha, foi feito enfocado na Segunda Guerra Mundial, em 1939, mostrando as memórias de Wladyslaw Szpilman, um músico polonês-judeu famoso que conseguiu sobreviver à guerra, sempre graças à ajuda de algum amigo não judeu, que trazera comida, roupas e tudo o que ele precisava para sobreviver nesse período. Wladyslaw escreveu um livro sobre sua história, e a partir deste, Roman Polasky resolveu fazer um filme mostrando como eram as brutalidades de uma guerra, e o que as famílias de judeus sofreram durante a mesma.
   Tem como elenco vários atores e atrizes, como por exemplo, Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Emília Fox, Valentine Pelka, Michael Zebrowski, Ed Stoppard, Maureen Lipman, Frank Finlay, Jessica Kate Meyer, Julia Reyner, David Singer, Richard Ridings e Daniel Caltagirone.
   A história tem conexões com o diretor Roman Polanski, porque ele escapou do Gueto de Cracóvia quando criança após a morte de sua mãe. Ele viveu na fazenda de um polonês até o fim da guerra. Seu pai quase morreu nos campos de concentração, porém eles se reencontraram ao final de guerra.
   As filmagens começaram em 9 de fevereiro de 2001, no Studio Babelsberg, em Potsdam. O Gueto de Varsóvia e a cidade ao redor foram recriados em Babelsberg como eles seriam durante a guerra. Antigos quartéis soviéticos foram usados para recriar a cidade em ruínas.
   Após as filmagens nos quartéis, a produção foi para uma vila em Potsdam que serviu como locação onde Szpilman encontra Hosenfeld. Em 2 de março de 2001 as filmagens foram para um hospital militar soviético abandonado em Beelitz, na Alemanha. Em 15 de março as filmagens dentro do estúdio começaram. A primeira cena filmada foi a que Szpilman presencia a resistência dos judeus do gueto atacando os alemães. A cena foi complexa para ser filmada devido aos inúmeros dublês e explosões. As filmagens no estúdio terminaram em 26 de março e foram para Varsóvia em 29 de março.   O bairro de Praga, na capital polonesa, foi escolhido para as filmagens devido a abundância de prédios originais. O departamento de arte recriou propagandas e cartazes originais da época que foram colocados nos prédios.
As filmagens terminaram em julho de 2001 e foram seguidas por duas semanas de pós-produção.
  O filme venceu três Oscars, nas categorias de Melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado. Ainda foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor fotografia, melhor figurino e melhor edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário